sábado, 3 de março de 2012

Sismologia

A sismologia, determina entre outras coisas, o epicentro e o hipocentro de um sismo, local onde o sismo é sentido e local do interior da Terra onde o sismo tem origem, respectivamente.
A sismologia é a ciência que estuda o comportamento das ondas sísmicas que atravessa o globo terrestre, que dá origem aos sismos, um dos fenómenos naturais mais difíceis de prever e dos mais que provocam mais distribuição.
Um sismo ocorre quando um certo material no interior da terra ultrapassa o seu limite de resistência, após ter sofrido pressões. Após a formação da falha, a energia resultante das pressões é libertada sobre a forma de ondas sísmicas, dando origem a um sismo.
As ondas sísmicas podem ser classificadas em ondas profundas, ondas P e S, e ondas superficiais, ondas de Love e de Reylight. As ondas S não se propagam nos meios líquidos.





Os sismos podem ser classificados quando á sua magnitude, escala de Richter, e quanto á sua intensidade, escala de Mercalli.


Podemos ainda determinar o hipocentro (local do interior da terra onde ocorre o sismo) e o epicentro(local á superfície horizontal ao hipocentro onde o sismo é sentido) de um determinado sitio, basta ter 3 centrais com sismogramas para fazer o registo desse mesmo sismo.

Sem comentários:

Enviar um comentário